literatura: a visão de vários mundos

Como sabemos o romantismo é um movimento literário que trouxe a ascensão da burguesia, bem como a relação com a classe popular. No entanto, a burguesia estaria distante de alcançar uma representação significativa na vida social e política. O que de fato tornou este movimento literário conhecido e contribuiu de forma crucial para a proliferação no Brasil, foi o desenvolvimento urbano. Com isso, a classe burguesa apenas modelou este ambiente. A característica maior que marcou intensamente este cenário advém da expressão do povo do território no que diz respeito ao seu processo de urbanização.
Diante desse contexto, vale salientar a importância da filosofia Alemã diante da representação romântica acerca daobservação em seu vários aspectos, acrescentando valorosamente ao espírito romântico, tendo em vista a demarcação e a ampliação dos significados. Assim, também destacamos outro aspecto da filosofia: a investigação, reagindo e criticando as concepções racionalistas. O poder de questionar a vida, o espírito e a busca das respostas no seu interior dar condições filosóficas para compreender o estado físico e natural do homem, criando assim um Eu que consegue transparecer, transformar seus sentimentos, refletindo na consciência humana um ser que é capaz de criar forças e recriar o mundo físico e psíquico.
Ao questionar o real e o ideal surge a criação artística a qual eu-puro transcrever seus sentimentos, idéias, o mundo interior e real. Foi com estes subsídios que alguns poetas traçaram o caminho da literatura romântica no Brasil. Vejamos os mais conhecimentos das gerações: Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Castro Alves. A seguir temos um fragmento que exprime essa explosão de sentimentos (Lira dos Vinte anos,1999):
Vivi na solidão- odeio o mundo
E no orgulho embucei meu rosto pálido
Como um astro na treva...
Senti a vida um lupanar imundo
Se acorda o triste profanado, esquálido
- A morte fria o leva ...
Referência:
Fascículo de Literatura Brasileira