Gregório de Matos e Padre Antonio Vieira

02/12/2011 17:04

 

Gregório de Matos (1636-1696) destaca-se como o grande poeta barroco brasileiro. Em suas poesias identifica-se a influência barroca espanhola. Suas obras chamam no início a atenção dos críticos por apresentar uma linguagem debochada, com termos de baixo calão e criticando a sociedade baiana da época. Assim, criaram um apelido a qual ficou conhecido como “Boca do Inferno”. A poesia lírica de Gregório de Matos pode ser dividida em: lírica sacra, lírica amorosa (espiritual e carnal), lírica encomiástica (circunstância). A seguir apresentam-se características de cada uma, porém nos prenderemos a abordar a poesia lírica amorosa.

Poesia Lírica Sacra: expõe sua visão perante o homem como ser pequeno, insignificante diante de Deus, bem como provido de pecado em busca do perdão.

EX: Buscando a Cristo

A vós correndo vou, braços sagrados

Nessa cruz sacrossanta descobertos,

Que para receber, estais abertos

E, por não castigar-me estais cravados...

Esta poesia é construída mediante a metonímias que se entrelaçam as partes de Cristo.

Poesia lírica Encomiástica: nesta voz o poeta louva, elogia, formando poemas laudatórios (de elogios) e também de circunstância (fatos triviais, vulgares da sociedade).

EX: Morte do Padre Antonio Vieira

Corpo a corpo à campanha embravecida,

Braço a braço à batalha rigorosa

Sai vieira com sanha belicosa,

De impaciência a morte sai vestida...

Chegamos agora na poesia lírica amorosa: o eu – lírico é caracterizado através do erotismo, mostrando-se sensual, ora grosseiro, ora com uma fineis rara, demonstrando o amor elevado, à modos dos sonetos de Camões, tendo em vista, a obscenidade, o desejo carnal. Gregório tem postura platônica que o domina acerca do tema mulher. Aqui, encontramos traços do erotismo, bem como o desbocamento. A mulata é admirada e glorificada. Vejamos neste soneto:

Minha rica mulatinha,

Desvelo e cuidado meu,

eu já fora todo teu,

e tu foras toda minha;...

Este soneto quando passamos a analisar a princípio, vemos versos curtos, com a aproximação de uma linguagem mais espontânea e popular. O poeta, ou melhor, o eu - lírico ver a mulher de modo espiritual, e por meio do desejo carnal. Essas duas visões podem ser percebidas neste texto poético acima explorado.

Padre Antonio Vieira (1608-1697) destaca-se na literatura barroca com suas prosas, escrevendo diversos sermões a qual podemos citar os mais conhecidos: Sermões da Sexagésima (fala sobre a arte de pregar), Sermão de Santo Antônio aos Peixes (relata a escravidão indígena), Sermão do Mandato. Este último sermão do Padre Vieira, apresenta o amor divino, sem egoísmo, amor de Deus sem limite para com os seres humanos e perfeito, puro. Abaixo segue um fragmento do sermão que demonstra esta afirmação:

“Quanto à substância do amor, Cristo, Senhor nosso, tanto nos amou no dia da Encarnação, como no dia de hoje, e em todos os dias da sua vida, porque o seu amor é amor perfeito, e não fora seu, se assim não fora. O amor dos homens, ou míngua,ou cresce, ou pára; o de Cristo nem pode minguar, nem crescer, nem parar, porque é, foi, e será sempre amor perfeito, e por isso sempre o mesmo, e sem alteração nem mudança. Ama Cristo enquanto homem, como ama enquanto Deus. Perguntam os teólogos: como ama Deus a uns mais e a outros menos, se o seu amor - o qual se não distingue da sua essência - é sempre um só e o mesmo, infinito, simplicíssimo e imutável? E respondem que a diferença ou desigualdade não está no amor, senão nos efeitos, porque a uns sujeitos faz Deus maiores bens que a outros. Os homens amamos os objetos pelo bem que tem: Deus ama-os pelo bem que lhes faz”.

Portanto, Gregório de Matos e Padre Antonio Vieira definem o amor de formas totalmente diferente. Enquanto um apresenta a face da manifestação carnal, o desejo. O outro caracteriza- o como em sentimento perfeito, que deixa o homem sem enxergar a qual se manifesta acerca dos sentidos e não da razão.

Referência:

Fascículo: Literatura Brasileira I

https://www.jackbran.pro.br/literatura/gregorio_de_matos.htm

https://netopedia.tripod.com/Literatura/barroco.htm

https://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/portugues/literatura_brasileira/autores/lirica

https://www.acervoescolar.com.br/index.php?ind=reviews&op=entry_view&iden=91

https://www.fontedosaber.com/portugues/o-barroco.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_barroca_no_Brasil

https://www.colegioweb.com.br/literatura/padre-antonio-vieira-lisboa-1608--salvador-ba-1697-.html

https://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/mandato.html

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